Antonio Jadel

Entre Sonhos & Poesias, a realidade do dia-a-dia.

Textos


SONHAR

Sabe o que é sonhar?
Sonhar é ver algo sem sentido parecer o mais lógico sentido.
Sonhar é tentar entender os encontros casuais da vida, parecendo que nos trazem significados.
Sonhar é imaginar algo e de alguma forma mágica esse algo acontece, ainda que um pouco distorcida em relação a primária imagem do sonho.
Sonhar é ver o impossível como algo logo aí, distante, mas palpável.
Sonhar é tocar o insensato.
Sonhar é trocar de roupa pela mesma roupa que se troca.
Sonhar é criar significados ou simbologias pros próprios sonhos.
Sonhar é confundir a realidade, deixando-a de lado simplesmente pra se sonhar.
Sonhar é crer que os limites humanos ultrapassam os seus próprios limites.
Sonhar é ser (ter) autoridade de si, porque se sonha.
Sonhar é rir diante dos efêmeros problemas da vida (a vida é muito mais sonho do que realidade. Ou melhor, ela lhe precede, e por isso os sonhos são sempre absolutamente plausíveis e conexos com aquilo que podemos chamar de 'Universo').
Sonhar é esparramar-se nu pelo chão do quarto, olhando pro teto d'um nada: sonhando...
Sonhar é decifrar o quadro rabiscado cheio de arte-abstrata.
Sonhar é ouvir músicas. Cantar.
Sonhar é dormir pror sonho se emoldurar - pintar colorido na mente que é sã.
Sonhar é sentir-se vivo, muito mais vivo, do que aqueles seres que apenas vivem o cotidiano.
Sonhar é poesia: literatura cara que não se compra em livraria alguma. Sonhar é querer desvendar. Penetrar. Perseguir. Inquirir. fomentar... Entrar dentro de um mundo imaginário ainda não explorado (ou talvez não compreendido).
Sonhar é um monte de verbos.
Sonhar não se explica no dicionário. Se sente, se sonha. 
Sonhar é preencher lacunas e montar quebra-cabeças.
Sonhar é amadurecer.
Sonhar é acriançar-se.
Sonhar é ser jovem & ancião ao mesmo tempo.
Sonhar é encarar fatos antigos como grandes descobertas do mundo atual. E simplesmente rir, sorrir, anestesiar-se. 
Sonhar é tirar um monte de roupa mofada do baú, e levá-las pra usar de novo ao espírito 'retrô'.
Sonhar é não temer a vida, nem a própria morte (pois ela um dia há de chegar).
Sonhar é gozar. E gozar todo o tipo de sonho e gozo da vida.
Viajar, por exemplo, é sonhar. São sinônimos.
Sonhar é uma palavra-sentimento que não cabe em si mesmo.
Sua definição é o indefinível.
E é por isso qu'eu sonho. Porque me sinto indefinível no âmago dos meus sonhos.


"Felizes aqueles que realizam seus sonhos"
Antonio Jadel
Enviado por Antonio Jadel em 09/08/2019
Alterado em 09/08/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras